Tendinite Calcárea do Ombro

A tendinite calcárea ou calcificante do ombro é um processo inflamatório extremamente doloroso e que se caracteriza pela peculiaridade da calcificação de um ou mais tendões presentes no ombro .Normalmente a inflamação de um tendão caracteriza-se por dor e inchaço local , mas sem haver deposição de cristais de cálcio . No ombro , diferente de outros lugares ,não é tão infrequente um tendão inflamado sofrer com calcificações. O paciente pode ter crises dolorosas intensas , com importante limitação para realizar os movimentos com o braço . Estudos demostraram que , na tentativa de reaborver o depósito de cálcio , um processo inflamatório exacerbado ocorre e a dor se intensifica.

O tratamento consiste de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos durante as crises , fisioterapia , gelo local e repouso . Algumas outras possibilidades de tratamento incluem :

-infiltração com corticóides e anestésicos : normalmente promove um alívio importante da dor , deve ser usada com cautela e seus benefícios e riscos devem ser discutidos com o paciente;

-tratamento com terapia de ondas de choque : promoveria a “quebra” da calcificação e facilitaria a sua absorção posterior . Não existem trabalhos que sugiram que é um tratamento efetivo e tem um alto custo , dificilmente eu indico esta modalidade para este problema ;

-“barbotagem” , consiste na uma introdução de uma agulha até a calcificação e a aspiração deste conteúdo. Durante a fase reabsortiva , a calcificação se torna pastosa e é possível de ser aspirada. É um procedimento pouco realizado , doloroso , difícil de realizar no consultório .

-cirurgia : a artroscopia do ombro pode ser realizada naqueles casos mais resistentes ao tratamentos acima descristos . É uma opção interessante naqueles casos mais difíceis e tem que o tratamento conservador não teve resultado satisfatório .