Sinovite do joelho

O que é sinovite?

Sinovite (ou inflamação sinovial) ocorre quando a sinóvia de uma articulação fica inflamada .

O sinóvia, que às vezes também é chamada de membrana sinovial , é um tecido conjuntivo que reveste o interior da cápsula articular. A cápsula articular é uma estrutura em forma de capa que envolve articulações como ombro, cotovelo, punho, mão, joelho, pé e tornozelo. É composto por uma camada externa resistente fibrosa e uma camada interna macia (a sinóvia). Contido dentro de ambas as camadas está o líquido sinovial, um líquido viscoso que lubrifica a articulação para reduzir o atrito na cartilagem articular durante o movimento.

Causas de sinovite

Em uma pessoa ativa e saudável, a causa mais comum de sinovite é o uso excessivo da articulação, por exemplo, em atletas ou pessoas cujos trabalhos envolvem movimentos repetitivos de estresse, como levantar ou agachar.

No entanto, a sinovite também é comum em pessoas que têm algum tipo de artrite inflamatória , como a artrite reumatóide.  Nesses pacientes, o crescimento excessivo da sinóvia é parte de uma resposta imune anormal, onde o corpo identifica incorretamente sua própria cartilagem natural como uma substância estranha que deve ser atacada. Existe também uma sinovite chamada sinovite pigmentada vilnodular . Uma infecção bacteriana gera também uma inflamação muito intensa na membrana sinovial.

Sintomas da sinovite

O principal sintoma é a artralgia, que significa dor na articulação.  Complementam o quadro o inchaço ( às vezes um discreto inchaço e às vezes um enorme derrame articular) e a limitação de movimento . Quando temos uma sinovite no joelho, a pessoa tem dificuldade para caminhar e para dobrar o joelho . Podemos também observar em alguns casos calor local e vermelhidão .

Joelho inchado por sinovite

Diagnóstico da sinovite

O médico vai suspeitar de um quadro de sinovite pelo quadro clínico e normalmente é solicitada uma ressonância magnética que mostra o aumento do liquido articular e proliferação da membrana sinovial . Alguns exames de sangue podem mostrar alguma doença reumática . Num caso que evolui para cirurgia , uma biopsia da membrana sinovial deve ser realizada.

Tratamento da sinovite

O tratamento para sinovite geralmente consiste em repouso e medicamentos anti-inflamatórios. Os medicamentos podem incluir medicamentos orais conhecidos como medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença) e, em alguns casos, uma punção e injeção de esteróide pode ser realizada . Compressas geladas estão indicadas também. Os pacientes que não respondem a esses tratamentos podem ser encaminhados a um cirurgião ortopédico para discutir uma sinovectomia , um procedimento no qual grande parte da sinóvia é removida, normalmente por artroscopia.

aspecto da sinovite durante uma artroscopia