Ruptura do manguito rotador do ombro

O qué o manguito rotador

Eu gosto de dizer que o manguito é o motorzinho do ombro , é ele quem comanda  os movimentos finos do ombro . O manguito é formado por 4 estruturas músculo-tendinosas que são : o supraspinhal , o infraespinhal , o subescapular e o redondo menor e estão mostrados na figura abaixo . Ficam recobertos pelo músculo deltóide que é o músculo mais superficial do ombro .  O músculo , quando se contrai , ele traciona o tendão . E este tendão , preso ao osso , puxa o úmero e assim o movimento é realizado .

Anatomia do ombro destacando os tendões do manguito rotador

Com o passar dos anos , com atividades que exigem muitos movimentos repetitivos, com exercícios com grande velocidade como o volêi ou excesso de carga, um ou mais tendões do manguito podem sofrer rupturas . Imagina uma corda e considere que algumas fibras da corda podem esfiapar . Isso pode também ocorrer no tendão . Existem lesões parciais e também lesões totais , em que toda a espessura do tendão fica comprometida. Quedas podem também fazer com que o tendão se rompa.

Quando um tendão se rompe , o paciente pode ter uma dor importante no ombro , dor ao movimentar, fraqueza  local , dor noturna, entre outros sintomas. Testes clínicos e um exame de imagem , normalmente a ressonância, confirmam o diagnóstico .

Lesão do manguito rotador do ombro – devo operar ?

Pergunta: Quando é que uma ruptura do manguito rotador requer cirurgia?

Resposta: Nem todas as lesões do manguito rotador  precisam de tratamento cirúrgico. Para determinarnos se uma ruptura do manguito rotador exigirá cirurgia , devemos levar em consideração vários fatores, listados a seguir:

• Resposta a outros tratamentos
A maioria das lesões do manguito rotador pode ser tratada inicialmente com tratamentos não-cirúrgicos, incluindo medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e, possivelmente, uma injeção de cortisona. Se essas opções não tiverem sucesso após alguns meses de tratamento, então a cirurgia deverá ser considerada.

• Intensidade dos sintomas
Pacientes com sintomas mínimos podem  esperar o tratamento cirúrgico em um esforço para alcançar o sucesso com as opções de tratamento não-cirúrgico. Por outro lado, os pacientes que têm dor mais constante, dificuldade com atividades simples (vestir-se, levantar objetos domésticos), ou dor durante a noite interferindo com o sono podem ser mais propensos a tratamento cirúrgico.

• Atividades do paciente e expectativas
Alguns pacientes podem não precisar de cirurgia do manguito rotador se seus sintomas não atrapalham suas atividades habituais. Por exemplo, um paciente que tem uma ruptura do manguito rotador do ombro não dominante e vive um estilo de vida mais sedentário, pode não precisar de cirurgia. Por outro lado, os pacientes atléticos que ferem seu ombro podem precisar de cirurgia para regressar ao seu esporte preferido.

• Tipo de lesão
Lesões  menores podem ser monitorados para ver se tratamentos não-cirúrgicos podem ajudar a aliviar os sintomas. Lesões maiores podem se beneficiar de uma intervenção mais precoce. Lesões grandes podem retrair (levando a um tendão permanentemente encurtado), e o músculo pode se enfraquecer e se atrofiar irreversivelmente.  Em pacientes com estas lesões , a cirurgia mais cedo pode ajudar a aumentar a probabilidade de recuperação bem sucedida.

• Resumindo:
Você vai ter que discutir com seu médico os riscos e benefícios potenciais da realização de uma cirurgia . Cada paciente deve ser tratado individualmente.  Como as lesões do manguito rotador são muito diferentes entre si , os  diferentes fatores acima devem ser considerados em cada caso .