Luxação do ombro

Uma das mais frequentes luxações do corpo humano acontece no ombro , quando a cabeça do úmero se desloca da glenóide ( escápula ) , causando bastante dor ao paciente .É conhecida também por luxação gleno-umeral .Na maior parte das vezes , o braço vai para frente , caracterizando uma luxação anterior . Usualmente o deslocamento do ombro está relacionada a  um trauma , mas também pode ocorrer de forma atraumática ( por uma frouxidão excessiva dos ligamentos ).

Quando ocorre a luxação , podem ocorrer lesões nos ligamentos do ombro , tornando-os mais frouxos ou soltos , o que pode facilitar a ocorrência de novos episódios ( luxação recidivante ) . Podem ocorrer também fraturas ou lesões cartilaginosas que precisam ser identificadas para o correto entendimento do problema e direcionamento do tratamento .

O diagnóstico da luxação é feito pelo histórico , pelo exame físico , por exames como radiografias e ressonância magnética . O tratamento deve ser individualizado , considerando a idade , a atividade física e profissional do paciente, a existência de lesões associadas como as descritas acima , o número de episódios de luxação , entre outros fatores . Naqueles casos de luxação traumática em pacientes jovens, normalmente optamos pelo tratamento cirúrgico ,realizado habitualmente pela artroscopia , como pode ser exemplificado no vídeo abaixo :