JOELHO

O joelho é uma das grandes articulações do corpo humano e faz a ligação entre a coxa e a perna . Quando observamos o joelho realizar a função de dobrar e esticar como uma dobradiça, aparentemente um movimento rudimentar , nem podemos imaginar as inúmeras peças internas desta complexa estrutura . Osssos , músculos, tendões , meniscos , cartilagem , ligamentos , meniscos, nervos , vasos sanguíneos , pele e gordura estão delicadamente interligados e permitem atividades mais elaboradas como saltar , correr , agachar , chutar , nadar , pedalar , escalar e dançar . A delicadeza e conexão fina entre as estruturas explica porque uma falha, uma lesão pequena numa única estrutura pode trazer dor e limitação para o ser humano .

Com o aumento da expectativa de vida , com o aumento da prática de atividades físicas que expõem os joelhos a cargas extremas , com um grande número de pessoas com sobrepeso , temos visto uma explosão de casos de problemas no joelho , traumáticos , degenerativos ou por “overuse” . Por outro lado, felizmente , novas descobertas na área da Anatomia e Fisiologia do Joelho , avanços nos métodos diagnósticos e terapêuticos têm permitido soluções mais eficazes para as diversas patologias que acometem os joelhos . Novos medicamentos , novas técnicas cirúrgicas , novos materiais de bioengenharia têm nos ajudado a resolver situações que antes eram de dificílima resolução .

Assim , o ortopedista ,o fisioterapeuta , o educador físico e o nutricionista , conjuntamente trabalhando e discutindo as melhores opções para cada paciente , podem formar uma equipe vencedora .