Fratura da clavícula

A clavícula é o osso que liga o peito ( osso esterno ) ao ombro  ( osso da escápula ) , dando suporte aos movimentos do membro superior .

Nos últimos anos , com o aumento do uso da motocicleta e também da bicicleta nos grandes centros urbanos, houve um aumento importante do número de fraturas de clavícula . Ativides físicas de contato , como rugby e futebol , também são situações de risco para esta fratura.

O diagnóstico é fácil de ser feito : normalmente decorre de uma queda ao solo e o paciente apresenta dor no local da fratura e há uma deformidade evidente no local , além da dificuldade em levantar o braço . A radiografia simples confirma facilmente a suspeita .

Em relação ao tratamento , tradicionalmente o tratamento não cirúrgico sempre foi o mais indicado ; neste caso , usamos uma imobilização chamada 8 ou uma tipóia simples , como mostrado abaixo .

Clavicle Fractures | Musculoskeletal Key

Mas é importante também destacar que o tratamento cirúrgico teve uma evolução importante na última década , com materiais mais modernos que permitem uma consolidação mais confortável e um retorno mais rápido às atividades profissionais . Abaixo mostro uma fratura de clavícula tratada com uma placa e parafusos . Neste caso , o paciente era um cirurgião plástico que tem como hobby o motociclismo de velocidade e que optou pela cirurgia.

Desta forma , médico e paciente podem conversar sobre opções de tratamento e , juntos , podem escolher o melhor caminho para um determinado caso .