Árvore de Andry

O significado da árvore de Andry e a Ortopedia

árvore ortopédica andry tree

Alguns de vocês notaram que há uma corda amarrada ao redor do tronco da árvore em uma estaca reta. Você já se perguntou por que isso acontece? E como isso está relacionado à ortopedia? Acontece que uma árvore retorcida apoiada em uma estaca para fazê-la crescer para cima tem sido o símbolo tradicional da ortopedia há centenas de anos. 

A palavra “ortopedia” vem das palavras “orto” que significa reto e criança “pedia” . Foi cunhada pelo cientista francês Nicolas Andry em seu livro de 1741 “Ortopedia” e preocupava-se com a prevenção e correção de deformidades da coluna vertebral e dos ossos das crianças. Ele usou a imagem do broto amarrada a uma estaca para ilustrar suas idéias.

Quem trabalha em pronto-socorros sabe o valor de uma tala ou um gesso usado para manter um osso fraturado reto, a fim de evitar deformidades. De tempos em tempos, você também pode ver raios-x que mostram placas ou hastes cirurgicamente colocadas no osso por ortopedistas para mantê-lo estável .

Os cuidados com a coluna e a pediatria tornaram-se especialidades e a ortopedia evoluiu para incluir substituições totais das articulações ( artroplastias )  , reparos nos ligamentos e tendões , entre centenas de procedimentos especializados , além de cirurgias para manter os ossos fraturados estáveis e alinhados . Ainda assim, contiuamos olhando para as nossas raízes .