O ombro tem uma grande amplitude de movimentação e o conjunto dos tendões responsável por esta movimentação é chamado de manguito rotador . Fazem parte do manguito os tendões dos músculos supraespinhal , infraespinhal , subescapular e redondo menor . O tendão do bíceps também está presente na articulação do ombro . A figura abaixo ilustra estes aspectos :

manguitorotador
A bursa é uma bolsa de tecido conjuntivo que fica entre os tendões do manguito e o acrômio , facilitando o deslizamento dos tendões. Na figura abaixo observamos a bursa.

bursaombro

O termo tendinite significa inflamação do tendão e o termo bursite significa inflamação da bursa. Como o tendão e a bursa estão intimamente ligados , acredito tratar-se de processo único . E , na minha concepção , prefiro o termo tendinite .
As causas de tendinite são várias :
- excesso de atividades , sejam elas esportivas ( tênis , volêi , basquete , beisebol ) , laborativas ( pedreiros, costureiras , domésticas , trabalhadores de linha de montagem ) , recreativas ( marcenaria ,jardinagem ,etc)  ;
síndrome do impacto (presença de bico no acrômio que irrita o tendão );
- traumas locais ;
- processos reumatológicos .
O quadro clínico caracteriza-se por  dor na região do ombro, de maior ou menor intensidade , às vezes contínua, às vezes intermitente . Pode aparecer quando levantamos o braço ou pode estar presente mesmo no repouso. Pode se acentuar quando dormimos. Todas estas características da dor serão abordadas pelo médico para definir o quadro e ajudar  no tratamento .
A limitação do movimento , ou seja , a dificuldade para algumas atividades simples ou outras mais complexas , vai depender da intensidade da inflamação .
O tratamento que o médico pode propor dependerá de vários fatores e pode envolver :
- medicamentos .
- repouso ;