INTRODUÇÃO

A osteoartrose  é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular .Também é conhecida pelo nome de osteoartrite ou simplesmente artrose  .Quando  acomete o joelho , é denominadada  gonartrose . Tem um caráter inflamatório e  degenerativo.
Geralmente tem uma evolução lenta , progredindo com a idade . Estudos epidemiológicos mostraram que cerca de 5% dos indivíduos com menos de 30 anos são portadores de artrose do joelho e que quase 100% dos pacientes com mais de 85 anos possuem artrose .

artrose-do-joelho

BIOLOGIA
A cartilagem articular é uma cartilagem do tipo hialina e é constituída por proteínas, colágeno , células(condrócitos) e água . É  um tecido vivo, que sofre alterações dinâmicas . Quando o processo de regeneração realizado pelos condrócitos fica mais lento que  o processo natural de destruição da matriz condral , a cartilagem fica mais fina e desorganizada e um processo inflamatório se instala ,o que também ajuda a aumentar o desgaste articular .

FATORES DE RISCO
A artrose do  joelho , por ser uma articulção que recebe carga , está diretamente relacionada com o sobrepeso e a obesidade . Justamente por isso , como veremos adiante , um dos pilares do tratamento é a redução do peso .
A forma do joelho também pode contribuir para a artrose . Assim , joelhos bastante arqueados ( geno varo ou varismo do joelho ) normalmente desgastam muito a parte interna ou medial do joelho. E , joelhos "em x" (geno valgo ou valgismo do joelho ) desgastam mais a parte externa ou lateral do joelho.
Fatores traumáticos , como fraturas , entorses e o excesso de atividades também são fatores importantes no aparecimento da artrose. Pessoas que tiveram um ligamento cruzado rompido e que não operaram normalmente desenvolvem uma artrose precoce em relação ao lado não lesado .
Doenças sistêmicas como artrite reumatóide, condrocalcinose, sinovite vilonodular , gota e doenças infecciosas como a pioartrite , também são causas de artrose do joelho .
O fator genético ou hereditário tem um peso importante na gênese da osteoartrose.

QUADRO CLÍNICO
A dor é a principal queixa do paciente. E sua intensidade dependerá do grau de artrose . Inicialmente poderá ser apenas um desconforto após uma caminhada mais longa , após subir alguns lances de escada . E vai progredindo para uma dor de forte intensidade , mesmo no repouso e na cama .
A rigidez , com dificuldade para dobrar o joelho e também esticá-lo , também está presente . É comum a rigidez matinal , que melhora no decorrer  do dia.
Alguns paciente se queixam de uma tumoração na parte posterior do joelho , como se tivesse aparecido uma "bola" . Normalmente é um cisto , que denominamos de cisto de Baker .
A crepitação , com estalido até audíveis , é comum ao subir e descer escadas .
O formato  do joelho pode se alterar , tornando-se mais volumosos e ocorrendo deformidades progressivas .

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é facilmente realizado e baseado na história , no exame físico e em radiografias simples ( Raio-x ) . Em alguns casos selecionados podemos solicitar tomografia computadorizada ou ressonância magnética . Alguns exames laboratoriais podem mostrar doenças reumatológicas ou infecciosas.

TRATAMENTO
O tratamento deve ser individualizado , considerando as características de cada paciente . Assim , a idade , as atividades que ela pratica , seu peso , a presença de deformidades  , a intensidade da dor , a presença de doenças sistêmicas , todos estes fatores devem ser considerados. Portanto , seu médico é quem melhor pode avaliar qual o melhor tratamento .
Os tratamentos disponíveis são variados , podemos destacar alguns aspectos :
1) Comportamental :
- peso : o controle de peso é de fundamental importância na artrose do joelho . Alguns quilos a menos podem significar uma artrose sem dor, sem remédio , sem cirurgia e controlada . E alguns quilos a mais podem levar a tratamentos cirúrgicos complexos com resultados infelizes ;
- mudança de atividade : o excesso de atividades físicas pode desgastar a cartilagem excessivamente e 'as vezes é necessária uma redução na carga de exercícios ( saber poupar ! ) . Algumas atividades podem ser substituídas por outras que causam menor impacto . Por outro lado , o sedentarismo também é prejudicial e  exercícios leves com orientação ( priorizar a flexibilidade e os alongamentos ) são fundamentais no tratamento da artrose .
2) Medicamentoso:
- existem diversas categorias de remédios que podemos utilizar .Assim , os analgésicos e antiinflamatórios são os mais utilizados , ajudando basicamente a controlar a cor , sem efeito sobre a evolução da doença .Os medicamentos chamados condroprotetores atuam diretamente na cartilagem  , podendo diminuir a progressão da artrose , além de também contribuir com algum efeito antiinflamatório.Dentre os condroprotetores ,os mais utilizados são o sulfato de glicosamina e condroitina ( normalmente associados ) e a diacereína .  Algumas medicações podem ser infiltradas no joelho , como corticosteróides diluídos em anestésicos locais. Um procedimento chamado de viscossuplementação consiste na infiltração de "lubrificantes" especiais , como o ácido hialurônico , diminuindo o atrito articular e aliviando o quadro álgico.
3) Terapias  :
- a fisioterapia , através de meios físicos analgésicos ( ondas curtas , TENS , ultrasom , gelo , calor ) e através de meios cinesioterápicos ( alongamentos, fortalecimento muscular , manipulações ) é bastante empregada e tem um efeito bastante positivo no controle da dor ;
- a acupuntura também pode ser utilizada , alguns pacientes relatam um  efeito analgésico interessante com mínimos efeitos colaterais ;
- hidroterapia .
4) Tratamento cirúrgico :
dependerá de uma análise detalhada do paciente e criteriosa do médico , do grau de artrose , de patologias associadas , da idade do paciente , de cirurgias prévias realizadas . Algumas possibilidades são :
- artroscopia : podemos realizar uma limpeza (toillete) cirúrgica de fragmentos articulares ( corpos livres ) , meniscectomias parciais , sinovectomia , que podem contribuir para um alívio temporário da dor .
- osteotomias : são cirurgias que promovem cortes ósseos para corrigir deformidades da tíbia ou do fêmur . Assim , pacientes com o joelho muito arqueado ( varo ) , podem ser submetidos a uma osteotomia valgizante da tíbia . E pacientes com o joelho em "x" podem ser submetidos a uma osteotomia varizante do fêmur .
-  artroplastias ( próteses ) :  as próteses parciais ou totais são utilizadas para substituir a articulação .  A mais utilizada é a prótese total , que consiste na substituição do fêmur , da tíbia ,da patela e na colocação de um plástico especial  ( polietileno ) entre estes componente.

PROTESE-TOTAL-DE-JOELHO