A sinovite é a inflamação da membrana sinovial . A membrana sinovial da articulação do joelho é a maior e mais extensa do corpo. Ela também é conhecida por sinóvia e é formada por uma fina camada de tecido conjuntivo composta de células (células sinoviais) cuja função é a produção do líquido sinovial, um gel viscoso que tem por função primária a lubrificação do joelho.Também realizam a função de absorção de material estranho que cai na articulação , por exemplo , o sangue após um trauma.Quando um processo inflamatório atinge a membrana sinovial, independente da causa, chamamos isto de  sinovite. Ela se manifesta por dor, limitação da mobilidade articular , calor local e inchaço da articulação.

membrana-sinovial-do-joelho sinovite

As  principais causas de sinovite são:
- reumatológicas : doenças como artrite reumatóide atingem diretamente a membrana sinovial , que levam a uma proliferação deste tecido (panus ) e consequente destruição da cartilagem ;
- traumática : bastante comum em quem pratica esporte . Após uma contusão do joelho , após um entorse , a membrana sinovial se irrita e acaba produzindo o líquido sinovial em maior quantidade do que o habitual . Isto leva a um inchaço do joelho ;
- infecção ;
- processos degenerativos com artrose cursam com um aumento da sinóvia e com sua inflamação , com derrames articulares irritativos ;

- doenças da própria sinóvia , como a sinovite vilonodular pigmentada do joelho ( veja mais ) ;

Para o tratamento , o mais importante é o diagnóstico etiológico da sinovite , ou seja, saber a causa deste processo . Normalmente o tratamento com anti-inflamatórios , gelo e repouso leva a uma melhora do quadro . Em casos selecionados , uma artroscopia será necessária e os fatores desencadeantes devem ser tratados concomitantemente .