O cisto poplíteo ou cisto de Baker é um tumor benigno (não é câncer ) localizado na região posterior do joelho e presente principalmente nos casos de artrose avançada do joelho.Pode ou não ser doloroso  . Localiza-se entre o tendão do semimembranoso e a cabeça medial do músculo gastrocnêmio.

Para entendermos exatamente o que é um cisto de Baker, devemos entender o joelho como uma junta banhada por um liquído articular , que promove a lubrificação  que uma articulação deve ter para executar um movimento suavemente . Este líquido é contido por uma estrutura chamada cápsula articular , que impede que ele extravaze . Quando , por qualquer motivo , há  um aumento da produção deste líquido , a cápsula se distende em seu ponto mais frágil ( normalmente na parte posterior ) e o cisto aparece.
Desta forma,  entendemos que o cisto é uma consequência de um distúrbio interno do joelho. Lesões dos meniscos , lesões da cartilagem , lesões ligamentares , patologias inflamatórias podem levar a uma produção aumentada do líquido sinovial que promoverá o surgimento do cisto poplíteo .
Assim , para tratarmos o cisto , devemos corrigir a causa e não a consequência ( cisto ) . Excepcionalmente , quando muito volumoso e sintomático , uma punção de alívio pode ser realizada . Raramente um tratamento cirúrgico isolado para a remoção do cisto é necessário , porém uma artroscopia para a correçao da lesão causadora poderá ser necessária.
Pode aparecer nas crianças e nesta faixa etária normalmente não há nenhuma patologia associada . A simples observação é o que orientamos , já que a remissão expontânea ocorre dentro de 1 a 2 anos.

cistobaker cistobakerrnm