Introdução
Osteonecrose é uma doença caracterizada por um desarranjo da circulação óssea que leva a uma necrose do tecido ósseo. A osteonecrose do joelho classifica-se em duas entidades distintas:  osteonecrose primária e secundária, com características próprias descritas abaixo. Na osteonecrose, a lesão pode se estender até a placa subcondral e resultar no colapso ósseo e artrite secundária dolorosa.O joelho é o segundo local mais comum de osteonecrose, sendo o primeiro a cabeça do fêmur(quadril)  . Sua incidência é desconhecida, mas estima-se que a osteonecrose do joelho represente cerca de 10% dos casos de osteonecrose.

osteonecrosejoelhorx osteonecrosejoelhoressonancia

Quadro clínico

As apresentações clínicas da osteonecrose primária e secundária são diferentes e sintetizadas a seguir. A osteonecrose primária tem as seguintes características: idade de 55 a 60 anos, dor de início agudo , normalmente unilateral , uma única lesão , lesão de tamanho pequeno , o local de acometimento geralmente é o côndilo femoral medial , lesão no quadril rara , sem fatores ou doenças associadas . A osteonecrose secundária possui as seguintes características: idede menor que 45 anos , evolução lenta , bilateral em mais de 80% , múltiplas lesões  , lesão de tamanho grande , local de acometimento no fêmur e na tíbia , 90% tem lesões também no quadril , uso de corticóides e álcool é frequente e presença de doenças sistêmicas como lúpus é frequente.

Diagnóstico

O quadro clínico , complementado por exames de radiografia simples ou ressonância magnética , permitem um diagnóstico preciso .O estadiamento feito por Koshino  mostra a evolução radiográfica da osteonecrose .GrauI: sem lesões no raio x mas tem dor , II: área radiolucente presente , III: área radiolucente com esclerose ao redor , IV : lesões degenerativas aparecem , com osteófitos .

Tratamento

Não cirúrgico : casos no início da doença submetidos a este tratamento podem ter boa evolução . O uso de analgésicos e anti-inflamatórios , uso de muletas ou andadores para diminuir a descarga de peso e fisioterapia ( alongamentos e fortalecimento muscular ) ajudam o paciente.

Cirúrgico  : podemos usar , dependendo do grau da necrose ou presença de sequelas , as seguintes modalidades : artroscopia , enxertia osteocondral  , osteotomias e prótese do joelho.