A doença de Osgood-Schlatter é uma apofisite da tuberosidade da tíbia , onde se insere o tendão patelar , conforme mostram as figuras abaixo . Caracteriza-se pela saliência óssea na tíbia e dor . Ocorre principalmente em meninos , na faixa dos 10 aos 15 anos .

osgood_schlatter_disease osgood_schlatter

 
Esta lesão está comumente relacionada a atividades físicas praticadas em excesso . É comum em meninos que jogam futebol ou basquete quase todos os dias , várias horas ininterruptas .  O sobrepeso também pode estar presente e aumenta a chance deste tipo de doença .
Decorre de uma força de tração do tendão sobre o osso , que na criança e adolescente é "maleável" , sujeito a deformidades plásticas . Quando esta tração é excessiva  , o osso se deforma e aparece esta protuberância .
O tratamento clínico , com medicamentos , repouso , gelo , orientação sobre um exercício com períodos de descanso , normalmente é o suficiente para a resolução do quadro doloroso. A saliência óssea normalmente persite na vida adulta , mas sem maiores implicações .
São raríssimos os casos em que um procedimento cirúrgico é necessário .