O termo " água no joelho " é muito utilizado pelos pacientes quando o joelho incha , pelos mais variados motivos.
Na verdade , temos um líquido articular em todas as articulações do corpo humano e com o joelho não é diferente . E este líquido não é agua e é chamado de líquido sinovial . É formado por um ultrafiltrado do plasma através da membrana sinovial, cujas células secretam um mucopolissacarídeo contendo ácido hialurônico e uma pequena quantidade de proteínas de alto peso molecular (tais como fibrinogênio eglobulinas ), a qual se soma a esse ultrafiltrado.  Fornece nutrientes para as cartilagens e atua como lubrificante das faces articulares móveis.

tiraraguadojoelho

Em algumas situações esta membrana sinovial pode ser estimulada a aumentar a produção líquido sinovial , causando o inchaço do joelho . Estas situações incluem um trauma ( levando a lesão do menisco , por exemplo) , um processo infeccioso , um processo inflamatório reumático ( artrite reumatóide ) , um processo inflamatório metabólico ( artrite gotosa por aumento do ácido úrico   )  , entre outras .
O tratamento do derrame articular ou do inchaço pode incluir :
- na fase aguda : punção de alívio , quando o médico aspira com uma seringa e uma aguda o excesso de líquido , diminuindo a dor do paciete . Neste momento , também nos valemos do uso de compressas e bolsas geladas que também diminuem o inchaço e a dor . Podemos utilizar  medicamentos anti-inflamatórios.
- após a fase aguda : devemos nos guiar pela causa do problema e então procurar uma solução definitiva, seja através de tratamentos clínicos e/ou cirúrgicos .
puncaodojoelho